Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes a chamada cultura popular.
O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.
O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite etc.
Um estudo publicado na revista Neurology concluiu que o artesanato pode reduzir o risco de falhas leves de memória. De acordo com os pesquisadores, pessoas que pintam, esculpem, tecem ou realizam qualquer atividade artística como parte da rotina são 73% menos propensos a desenvolver o problema durante o processo de envelhecimento. Quando eles consideraram o risco de demência, houve uma queda de até 45% em comparação com pessoas que não têm o artesanato como hobby.
Benefícios do Artesanato:
👉 É uma forma de praticar atenção plena, ou seja, meditar;
👉 Desenvole a coordenação e as habilidades motoras;
👉 Incentiva a criatividade e a concentração;
👉 Leva a maior sensação de relaxamento e felicidade;
👉 Fortalece a aprendizagem;
👉 Combate o estresse eaos sintomas da depressão;
👉 Protege o cérebro contra falhas de memória;
👉 Estimula a socialização, melhorando conexões sociais.
Algumas imagens retiradas da net. (créditos aos artistas)
0 comentários:
Postar um comentário